Escola Arte do Museu - Educação Infantil ao Fundamental I

MUSEU VIVO 2021

Logotipo MuseuVivo ArvVida DESENHO

Com raízes bem fincadas no solo da arte-educação, floresce, há mais de 50 anos, uma magnifica estrutura de transmissão de conhecimento, alimentado por cada ente que integra o ecossistema do saber da EAM. O Museu sempre esteve vivo, mas em maio de 2021, o Museu Vivo resgatou a Árvore da Vida, um grandioso projeto de arte participativa no qual a construção do coletivo é sustentada pelo aporte de cada indivíduo.

A Árvore da Vida que inspirou nosso evento é obra do artista brasileiro Otávio Roth: uma instalação itinerante de arte participativa formada por folhas de papel pintadas individualmente por crianças do mundo inteiro que foi desenvolvido na Escola da ONU e passou por inúmeros países. O tronco que sustenta os galhos também é base para discussões sobre nosso papel na constituição de uma cultura da paz, sustentabilidade e diversidade. A arte que atrai o olhar também provoca reflexão, promovendo a união e harmonia.

À semelhança da Árvore da Vida, a Árvore da EAM foi impactante: TODA NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR, DA GARATUJA AO FUNDAMENTAL 2, ENVOLVERAM-SE NESSE PROJETO!

O projeto começou com uma imersão e sensibilização dos alunos em relação à natureza, de maneira geral, e às folhas, especificamente. Cada aluno produziu duas folhas: uma  durante as aulas de Arte, e outra, junto com suas famílias, para as quais foram enviados os materiais para trabalho. E cada sala trabalhou com uma técnica diferente: tintas naturais, derivadas de elementos como café, beterraba, açafrão e tantos outros, fizeram parte do processo artístico de algumas turmas, dando tons mais do que realistas às folhagens.

E, por fim, como não há árvore que se sustente sem uma boa base, os troncos e galhos foram confeccionados e montados na Escola. Nesse dia, esse alicerce ganhou vida: as folhas foram adicionadas pelos estudantes, preenchendo os espaços e envolvendo em cores os galhos e troncos.

Crescer é sinônimo de florescer. Ao florescer, uma árvore provê sombra, proteção e acolhimento. Alimenta-se enquanto fornece alimento. É frondosa, imponente e, mais importante: constitui a base para toda uma cadeia de existências que a sucede. Contamos com a participação de todos para que nossa Árvore da Vida seja tão significativa quanto tudo aquilo o que representa.