Escola Arte do Museu - Educação Infantil ao Fundamental

Páscoa 2022

A Páscoa não se limita a uma data no calendário da EAM.
O cotidiano de uma escola de arte-educação é, de certa maneira, uma constante reafirmação de seu significado. Através das descobertas e dos sucessivos ciclos de ingresso, permanência e saída por qual todos os alunos passam, estamos sempre testemunhando a renovação, a transformação e a mudança.
Isso se dá de diversas maneiras. No processo de aprendizagem e partilha do conhecimento, enquanto experiências quase transcendentais de renovação da fé nos indivíduos e na coletividade. Na construção de afetos, de memórias e de tolerância que nascem da convivência e da troca diária. E, sobretudo, no poder transformador da arte, que derrama sensibilidade e beleza aos sentimentos mais brutos e às realidades mais duras.
A humanidade pede por mais doçura; o mundo pede por mais afeto. Para além de abraços e chocolates, desejamos abertura:
o Coelho da Páscoa tem muito a aprender com o Gato e os alunos da EAM.

Todo mundo já viu uma pessânka, mesmo sem saber o nome. O tradicional ovo pintado à mão pertence à cultura eslava: pêssanka ou Pysanka é um termo derivado do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. É uma manifestação artística ucraniana usada para presentear as divindades no início da primavera.
O complexo tabuleiro da geopolítica coloca hoje esse país em uma situação de extrema vulnerabilidade e perigo, fazendo com que a simbologia pela vida ganhasse um novo significado. Assim, além de conhecerem a pessânka e praticarem a técnica em ovos, os alunos do Ateliê também elaboraram uma mensagem sensível ao povo ucraniano:
“Queridos amigos ucranianos, dedicamos essas Pessânkas a vocês, já que estão passando por momentos difíceis. A arte que passou pelas nossas cabeças, vamos transmitir a vocês. Que seus refugiados possam voltar para o país em paz. Adoramos conhecer mais sobre sua cultura.”

Links: