A importância da 1ª infância no desenvolvimento humano

por Cleonice Peçanha Bastos,
Psico Pedagoga da Escola Arte do Museu há mais de 30 anos.

Instituído nacionalmente, o Agosto Verde visa chamar a atenção para a importância do cuidado no início da vida – fase em que são construídas as bases do desenvolvimento humano.

Por que a fase dos 0 aos 6 anos é crucial para o desenvolvimento? Durante esse período, as crianças aprendem a se comunicar, a pensar, a sentir emoções e a interagir com o mundo ao seu redor. Essa fase é responsável por construir a base para o bem-estar e o aprendizado ao longo da vida.

Nesse período, o cérebro é extremamente maleável aos estímulos que recebe. Ocorre a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, além da iniciação social e afetiva.

O desenvolvimento neuronal do cérebro na primeira infância é caracterizado por um ritmo acelerado e pela grande plasticidade. Ele segue etapas: as áreas sensoriais desenvolvem-se primeiro (visão, audição e tato), seguidas pela linguagem, e, por fim, as funções cognitivas mais especializadas, como atenção, memória, planejamento, raciocínio e juízo crítico.

O desenvolvimento cerebral é profundamente influenciado pelos estímulos externos e atividades ambientais. A falta de estímulos constantes impede conexões entre neurônios e as sinapses morrem, o que pode interferir no potencial que a criança pode alcançar na vida adulta.

E como seria a estimulação ideal para o desenvolvimento pleno da criança? Aquela que promove brincadeiras, jogos e um ambiente rico em experiências, permitindo a capacidade máxima de aprendizagem, adaptação ao meio e interação social.

As crianças necessitam de uma rotina estruturada e organizada, que propicie conforto, segurança e organização temporal, fatores que estabilizam emocionalmente a criança, abrindo espaço para que ela utilize seu alto potencial de aprendizagem nessa fase.

Quando nos referimos à escola, uma infraestrutura adequada, com ambientes diversos que ofereçam experiências em campos variados, como música, artes corporais, arte e motricidade, propiciará o desenvolvimento integral, ideal para essa faixa etária.

A equipe pedagógica da EAM, com 54 anos de experiência em Educação Infantil, segue a proposta de Arte-Educação, que abarca todos os aspectos imprescindíveis e desejáveis para o desenvolvimento pleno e de qualidade da primeira infância, sempre atenta às novas pesquisas e inovações, sem jamais perder sua essência de instigar a criatividade, que será um elemento crucial para o enfrentamento das vicissitudes da vida adulta.