Ciclo
Fundamental I
O projeto da Escola de Arte do Museu para o Ensino Fundamental I foi implementado em 2006 como uma resposta ao desejo de continuidade à proposta pedagógica da Educação Infantil. Ciente da importância dessa etapa para a formação acadêmica do aluno, a Equipe Pedagógica articulou os conteúdos obrigatórios previstos com a metodologia fundamentada na perspectiva da arte-educação. Esse esforço se materializou em um material próprio para o ensino de Português, Ciências, História e Geografia, além de uma grade curricular específica, cujo objetivo é a formação integral do ser humano.
Com foco no desenvolvimento da autonomia, da ética, da criatividade e do pensamento científico, há incentivo às habilidades de raciocínio e expressão por meio dos mais diversos instrumentos: filosofia, informática, música, literatura, artes visuais, teatro, inglês, além das atividades esportivas. Esse conjunto de iniciativas ultrapassa em muito a simples transmissão dos conteúdos previstos. Através desta estratégia, tem sido possível promover e observar que a assimilação dos conceitos e a evolução dos alunos se dá em uma relação autônoma e entusiasmada entre ao indivíduo e o ato de aprender. Essa vivência ímpar do conhecimento humano pode não ser um requisito obrigatório em todos os currículos escolares, mas é um elemento essencial do Projeto Pedagógico da Escola Arte do Museu.
Criatividade
Bases sólidas e profundas
O primeiro ciclo do Ensino Fundamental representa a “espinha dorsal” do processo de educação formal e de aquisição de conhecimento que acompanhará o indivíduo durante toda a sua vida. São esses os anos de consolidação da alfabetização, das operações matemáticas básicas, de começar a entender os fenômenos naturais, de se situar no contínuo do tempo e descobrir os eventos históricos.
Com tanto em jogo, “consistência” vira uma palavra de ordem pela Equipe Pedagógica. Era necessário dar condições para que esse processo se realizasse da maneira mais natural possível: através da investigação, da observação atenta, da construção de hipóteses e do compartilhamento de ideias. Novamente, a Arte se mostra uma aliada poderosa, dando acesso ao pensamento abstrato e simbólico que permite muito mais conexões que o saber racional é capaz de conferir. Consistência, com arte e criatividade. No vídeo, a coordenadora pedagógica Margareth compartilha um pouco do cotidiano do Fundamental I.
Fazer frente aos ambiciosos propósitos do Fundamental 1 da EAM demanda uma estrutura física à altura. Salas de aula confortáveis e funcionais, quadra para atividades físicas, sala para aprendizagem digital, cozinha e biblioteca são alguns dos espaços tradicionalmente à disposição de alunos dessa etapa de ensino; mas um “Maspinho”, um “Rooftop”, entre outros locais personalizados, só o Museu tem. Recentemente, está sendo construído mais um bloco com salas, quadra e outros espaços que permitirão ainda mais trocas e interação.
O jeito Museu
Material didático próprio
Os alunos do Fundamental I partem rumo ao desconhecido munidos de armas e escudos: seus livros e apostilas. A fim de atender aos objetivos ambiciosos do projeto pedagógico, foi preciso desenvolver um material próprio para as disciplinas de Ciências, História, Geografia e Português – este último, ainda em elaboração – cujas apostilas são adquiridas na própria escola; saiba mais aqui. Também fazem parte do conjunto de materiais adotados os livros referentes às demais disciplinas e os paradidáticos, além do material específico de Artes e de uso pessoal e de papelaria.
“
Nossa localização
SiteMap