Escola Arte do Museu - Educação Infantil ao Fundamental I

Fundamental 01

ENSINO FUNDAMENTAL I

Em 2006 iniciamos o Ensino Fundamental I, que nasceu do desejo de dar continuidade a proposta pedagógica tão consolidada da Educação Infantil. Para atender às expectativas - dos pais, dos alunos e, principalmente, nossas - a Equipe Pedagógica articulou os conteúdos obrigatórios previstos pelo MEC com a nossa metodologia de ensino, fundamentada na perspectiva da arte-educação. Através de pesquisas, estudos e assessorias específicas foi produzido um material próprio para o ensino de Ciências, História e Geografia, que implica o imprescindível desenvolvimento do olhar e do fazer artístico da criança. O trabalho, porém, não se esgota nas apostilas.

Fiéis ao objetivo de formação integral do ser humano, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia, da ética, da criatividade e do pensamento científico, incentivamos em nossa grade curricular as habilidades de raciocínio e expressão da criança por meio dos mais diversos instrumentos: filosofia, informática, música, literatura, artes visuais, teatro, inglês, além das atividades esportivas. Esse conjunto de iniciativas de nossa Escola visa, pois, ultrapassar em muito a simples transmissão dos conteúdos previstos. Como arte-educadores, nossa maior satisfação tem sido promover e observar que a assimilação dos conceitos e a evolução de nossos alunos se dá em uma relação autônoma e entusiasmada entre a criança e o ato de aprender. Essa vivência ímpar do conhecimento humano pode não ser um requisito obrigatório em todos os currículos escolares, mas é um elemento essencial do Projeto Pedagógico da Escola Arte do Museu.

Museu vivo.
"É através do fazer criativo que a criança se prepara para ter um comportamento criativo básico em todos os afazeres do homem."
Augusto Rodrigues
Museu vivo.
Ensino Fundamental.