Escola Arte do Museu - Educação Infantil ao Fundamental I

Piscina de areia e…

INFRAESTRUTURA

A estrutura física do espaço da Educação Infantil é obra do arquiteto Paulo Augusto Pedreira de Freitas (filho da saudosa sócia, Gilda Pedreira de Freitas). Ao ver o prédio pela primeira vez, ficou entusiasmado.

Criativo e competente imaginou, naquela edificação cheia de degraus, um belo espaço educacional. Bem no meio, projetou um grande hall para o qual se abriam nove salas de aula, banheiros, secretaria e um salão ao fundo com piso de madeira para as aulas de música, expressão corporal, reuniões... Ele também conseguiu encontrar um cantinho para a cozinha funcional, construindo um balcão de onde as crianças poderiam observar, com conforto e segurança, os procedimentos culinários.

No quintal, o ponto máximo. Ali ficaria o teatro! Diante de todos aqueles desníveis no terreno, o jovem arquiteto anteviu o teatro de arena, um local apropriado ao ambiente de Arte que a Escola queria promover entre as crianças. E o melhor: ainda sobrava espaço para a sombra das árvores, o tanque de areia sintética azul, a casinha de bonecas e os brinquedos pedagógicos destinados à recreação dos alunos.

A Educação Infantil estava muito bem instalada e tudo parecia estar na medida, mas a verdade é que a Arte já ocupava um espaço maior no coração e formação das crianças. Os alunos queriam mais; seus pais pediam mais. E, assim, a Escola decidiu alfabetizar seus alunos, e, um pouco mais tarde, acompanhá-los por toda infância – dos 2 aos 11 anos de idade - estendendo a arte-educação para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Sala de aula.
Competência, inovação, atualização e ousadia aliadas à simplicidade, aconchego, respeito e afeto pelas crianças.
Sala de aula.

Novas exigências, novas providências.

A Escola adquiriu dois terrenos na Rua Triunfo, nos quais um espaçoso ginásio foi construído, com arquibancadas, sala de leitura, sala projeto, um grande ateliê de artes e novos banheiros. Uma casa situada entre a Escola e ginásio de esportes foi demolida e, em seu lugar, ergueu-se um espaço adequado para acomodar os alunos do Ensino Fundamental com cinco confortáveis salas de aula, sala de professores, de informática e uma gostosa varanda coberta. Pouco tempo depois, outro terreno foi integrado à área e transformado em mais uma quadra coberta para a prática de futebol, vôlei e basquete.

Diretoria e quadra de…
Sala dos professores e…
Qualidades de uma filosofia educacional de ponta e o sentido pleno da infância num só espaço.

Recentemente, os espaços destinados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental passaram por uma revitalização, além da manutenção periódica que é realizada em toda Escola. A Educação Infantil ganhou uma casinha na árvore. O Ensino Fundamental, uma moderna biblioteca e um laboratório de ciências.

A Escola Arte do Museu se reinventa a cada dia. Como uma verdadeira escola de arte-educação, reconhece que o conhecimento não para. A Arte e a criatividade precisam andar lado a lado, inclusive na infraestrutura da Escola para apoiar as crianças nessa mobilidade.

Nova biblioteca.