Espaço Museu
A estrutura física do espaço da Educação Infantil é obra do arquiteto Paulo Augusto Pedreira de Freitas (filho da saudosa sócia, Gilda Pedreira de Freitas). Ao ver o prédio pela primeira vez, ficou entusiasmado.
Criativo e competente imaginou, naquela edificação cheia de degraus, um belo espaço educacional. Bem no meio, projetou um grande hall para o qual se abriam nove salas de aula, banheiros, secretaria e um salão ao fundo com piso de madeira para as aulas de música, expressão corporal, reuniões… Ele também conseguiu encontrar um cantinho para a cozinha funcional, construindo um balcão de onde as crianças poderiam observar, com conforto e segurança, os procedimentos culinários.
No quintal, o ponto máximo. Ali ficaria o teatro! Diante de todos aqueles desníveis no terreno, o jovem arquiteto anteviu o teatro de arena, um local apropriado ao ambiente de Arte que a Escola queria promover entre as crianças. E o melhor: ainda sobrava espaço para a sombra das árvores, o tanque de areia sintética azul, a casinha de bonecas e os brinquedos pedagógicos destinados à recreação dos alunos.
A Educação Infantil estava muito bem instalada e tudo parecia estar na medida, mas a verdade é que a Arte já ocupava um espaço maior no coração e formação das crianças. Os alunos queriam mais; seus pais pediam mais. E, assim, a Escola decidiu alfabetizar seus alunos, e, um pouco mais tarde, acompanhá-los por toda infância – dos 2 aos 14 anos de idade – estendendo a arte-educação para Ensino Fundamental I e II..
Curadoria criativa e excelência acadêmica
Um dos diferenciais do Museu se refere à utilização, pelos alunos da Educação Infantil, dos materiais fornecidos pela própria escola em suas atividades. Esse aspecto é fundamental em uma instituição que trabalha através da arte-educação, já que a escolha dos materiais obedece aos objetivos didáticos e à curadoria da Diretoria de Artes; ao mesmo tempo, esse fator representa uma facilidade para pais e responsáveis.
O tempo como maior aliado.
Os horários de entrada e saída dos alunos foram estabelecidos para oferecer uma jornada escolar completa, sem ser exaustiva, principalmente em relação aos menores.
No período da manhã a entrada é às 7h30 e a saída às 11h30.
No período da tarde, as crianças entram às 13h30 e saem às 17h30 da escola.
Nossa localização
SiteMap