Escola Arte do Museu - Educação Infantil ao Fundamental I

COVID-19

CANAL DE INFORMAÇÕES

RECESSO FINAL DE ANO
Estaremos fechados de 28/12/2020 a 10/01/2021

Covid-19_Retomada_Atendimento

 

/// 1 Apresentação

O SARS-CoV-2 ou novo coronavírus, descoberto em dezembro de 2019, se alastrou pelo mundo e evidenciamos sua rápida transmissão por meio da contaminação de inúmeras pessoas pela Covid-19, de forma exponencial. Essa pandemia apresentou-se como um grande desafio para os órgãos governamentais, profissionais da saúde e sociedade, em geral, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em janeiro de 2020, que “o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência Mundial”, conforme dados da Folha Informativa COVID-19, publicada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) Brasil (2020), representando a OPAS e a OMS.
No final do mês de fevereiro do corrente ano chegou ao Brasil, levando o Ministério da Saúde a instituir o distanciamento social para prevenção da doença.
Nesse contexto, diversos segmentos sociais se movimentaram para buscar conhecimentos no sentido de pesquisar, conhecer melhor e oferecer/ter maior segurança para o enfrentamento da doença e os processos que pareciam envolvê-la, sendo que, em princípio, tais ações apontavam na direção da aquisição de medidas de prevenção da doença e proteção à saúde da população.
Ressaltamos que dentre as múltiplas frentes impactadas pela Covid-19, as áreas da saúde e educação tiveram que assumir ações das mais básicas até as mais complexas, em espaços laborais e também domiciliares, revelando a importância destas extensões no enfrentamento à pandemia. O isolamento e o distanciamento social foram considerados medidas sanitárias contra a proliferação da doença pandêmica que também impactaram na escola.
Em consonância com a necessidade, em 17 de março, o Ministério da Educação emitiu a Portaria nº 343 (BRASIL, 2020a) em que determinou a suspensão de aulas presenciais nos quatro níveis educacionais: educação básica, fundamental, ensino médio e superior; e, posteriormente, pela Portaria nº 345 (BRASIL, 2020b) instituiu o ensino mediado por tecnologias, autorizando o desenvolvimento de disciplinas teóricas por meio de aulas virtuais, visando sanar os impactos da pandemia no semestre escolar. Entretanto, para outras definições do Ministério da Educação, houve o fechamento das escolas, acarretando, entre outras perdas, as consequências educacionais.
O sistema de educação de nosso país sofreu grande impacto, nos diferentes estágios da formação educacional, independente da faixa etária das pessoas atendidas, compreendendo a educação infantil até o ensino superior, exigindo o manejo da nova realidade atendendo aos vários órgãos governamentais de referência, contribuindo para o distanciamento social em busca da contenção da disseminação do vírus.
A Escola Arte do Museu (EAM) seguiu as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos Ministérios da Saúde e da Educação, do Governo do Estado de São Paulo e das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Ribeirão Preto.
No cenário atual, diante da possibilidade do retorno às atividades presenciais, a EAM, seguindo as normas e legislações sanitárias vigentes, apresenta este documento visando à orientação da higiene e do distanciamento social, para proteção individual e coletiva, uma vez que enquanto cidadãos, somos responsáveis pela promoção de condições e ambientes adequados para a segurança da saúde de todos.
Diante deste cenário, apresentamos o presente Plano de Retorno às Atividades Presenciais no Contexto da Covid-19, para a comunidade da Escola Arte do Museu.

 

/// 2 Retorno às Atividades Presenciais

As orientações abaixo serão aplicáveis assim que as atividades pedagógicas presenciais se iniciarem, de acordo com o Plano de Retorno da Educação do Estado de São Paulo e com o planejamento da EAM, com o objetivo de nos manter vigilantes e contribuirmos para o controle da disseminação da Covid-19.
Os pais e alunos serão avisados pela EAM sobre o retorno presencial com 10 dias de antecedência.

/// 3 Diretrizes Gerais

As diretrizes abaixo descritas devem ser obedecidas por todos os frequentadores da Escola Arte do Museu (EAM).

  • Verificar a temperatura antes de sair de casa. Se estiver superior a 37,5 graus Celsius (ºC), a recomendação é para permanecer em casa e comunicar a Escola.
  • Na chegada e saída da escola, o acompanhante do aluno, se necessário, deverá auxiliá-lo a sair e entrar no carro, bem como retirar a mochila. Temporariamente, o colaborador da Escola não ajudará nesse momento.
  • O uso de máscara é obrigatório, salvo em crianças menores de 2 anos de idade. Em crianças de 2 a 10 anos, seu uso será monitorado pelo professor.
  • O aluno deverá trazer dois saquinhos de plástico devidamente identificados: um para máscara usada e outro contendo as máscaras limpas para troca na Escola.
  • Cada pessoa deverá ter sua própria garrafa para consumo de água.
  • Cada pessoa deverá ter seu próprio frasco de álcool gel 70% (p/p).
  • A lavagem das mãos com água e sabonete ou sua antissepsia com álcool em gel 70% (p/p) deve ser realizada sempre que espirrar, tossir, tocar em superfícies e objetos, utilizar sanitários, comer, entre outras ações.
  • Lavar as mãos com água e sabonete líquido ou realizar a antissepsia com álcool em gel 70% (p/p), antes e após cada aula e atividade ou sempre que as perceber com sujidades.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, lápis, borrachas, entre outros.
  • O aluno deve trazer para a escola somente os pertences estritamente necessários.
  • Os brinquedos não poderão ser trazidos de casa.
  • As mochilas serão higienizadas antes de entrarem na escola.
  • Todo material trazido de casa deve ter sido previamente higienizado.
  • O acesso às dependências da escola será permitido apenas a alunos, professores, prestadores de serviços e pessoas com horários agendados.
  • Cabelos compridos, preferencialmente, devem estar presos.
  • Evitar o uso de adornos, como anéis e pulseiras que possam servir de superfície de contaminação.
  • Em caso de óculos de grau, proceder limpeza com água e sabonete regularmente.
  • Obedecer ao fluxo de circulação com sentido único de entrada e saída, devidamente demarcados com recursos visuais, sempre que possível.
  • Manter o distanciamento e evitar aglomerações nas entradas e saídas, das salas de aulas, corredores, portão de acesso, biblioteca e demais espaços.
  • Evitar ao máximo o manuseio de maçanetas e fechaduras.
  • Ter comunicação visual de proteção e prevenção de risco à Covid-19, bem como para onde se dirigir, caso não se sinta bem, em todas as salas de aulas e/ou de atividades pedagógicas.
  • Para o desenvolvimento das atividades práticas, o professor deverá orientar o aluno para minimizar a quantidade de pertences levados e proibir o uso de celulares e consumo de alimentos e líquidos nos laboratórios.
  • Para o intervalo entre aulas e atividades, buscando evitar aglomerações nos corredores, sanitários e outras dependências da EAM, os horários internos foram reorganizados.

/// 4 Infraestrutura

  • As salas de aulas permanecerão abertas entre um período e outro para a circulação do ar.
  • Os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores permanecerão desligados e as portas e janelas abertas para permitir a ventilação nos ambientes.
  • As carteiras e cadeiras, nas salas de aula, foram reorganizadas obedecendo-se ao distanciamento de 1,5 m entre aluno-aluno e aluno-professor.
  • Os pufs do pátio que não permitem higienização eficaz foram retirados; somente permaneceram aqueles com superfícies planas que facilitam a desinfecção.
  • Os bebedouros foram alterados de modo a permitir somente o enchimento de garrafas ou copos de uso individual.
  • Dispensadores contendo álcool em gel 70% (p/p) estão fartamente distribuídos por toda a área escolar.
  • Toda sala de aula contém um frasco com álcool em gel 70% (p/p).
  • Cartazes com orientações sobre higiene, distanciamento e outras ações estão afixados nas áreas comuns e nas salas de aula.
  • O elevador será utilizado somente em situação excepcional, sendo a desinfecção realizada imediatamente após seu uso.
  • Os brinquedos do parque não serão utilizados durante o estado de pandemia.
  • A área externa, onde se encontram o tanque de areia, as casinhas e demais brinquedos permanecerá interditada.

/// 5 Limpeza e Desinfecção

  • Pisos, portas, maçanetas, descargas, torneiras, corrimãos, bancadas, cadeiras, mesas, janelas, interruptores de energia, superfície de móveis, chaves, embalagens de produtos, bebedouros, leitores digitais, entre outras superfícies serão desinfetados antes do início das aulas, atividades ou a cada troca de turma, com produtos específicos e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dentre os produtos a serem utilizados, destacam-se o álcool etílico líquido 77 °GL, solução de hipoclorito de sódio e quaternários de amônio.
  • A desinfecção de superfícies mais tocadas será realizada, ao menos, 2 vezes por período.
  • O procedimento de desinfecção seguirá fluxo unidirecional na superfície, garantindo-se sua eficiência.
  • A varredura dos pisos será úmida e nunca seca.
  • O lixo será recolhido ao final de cada turno ou sempre que necessário, evitando-se seu acúmulo e permanência prolongada.
  • Os sanitários serão higienizados a cada 2 horas, inclusive válvulas de descargas, torneiras e outras superfícies internas.

/// 6 Biblioteca

  • O atendimento simultâneo será de, no máximo, 2 alunos, respeitando-se o distanciamento necessário e seguro.
  • Todas as portas e janelas do setor deverão permanecer abertas durante o período de aulas.
  • O livro manuseado ficará em quarentena, em local segregado e específico, por 5 dias, retornando para uso após o 6º dia.

/// 7 Copa

  • O micro-ondas será desinfetado a cada uso.
  • Pano de prato de tecido deve ser substituído por papel toalha não reciclado.
  • As mesas devem ser dispostas de modo a garantir o distanciamento mínimo de 1,5 m e comportar somente 1 pessoa por mesa.
  • As mesas devem ser cobertas com plástico ou assemelhado, facilitando a desinfecção.
  • Talheres devem ser descartáveis ou trazidos pelo próprio usuário.
  • A superfície externa da garrafa térmica deve ser desinfetada com papel toalha não reciclável.

/// 8 Cozinha

  • A cozinha deve ser limpa com antecedência. As bancadas higienizadas com álcool líquido 77°GL ou desinfetante equivalente. Os pratos e talheres lavados com água quente, detergente ou desinfetante apropriados.
  • Os panos têxteis devem ser substituídos por descartáveis.
  • A lixeira deve ter pedal para evitar o contato das mãos.
  • Os alimentos devem ser higienizados adequadamente.
  • As roupas precisam estar limpas, dando preferência ao uso de aventais e toucas com os cabelos presos. As unhas precisam estar curtas e sem esmalte. Anéis e pulseiras não devem ser usados.
  • Deve-se evitar tocar na face e na máscara que precisa ser trocada a cada três horas ou quando estiver úmida.
  • As mãos devem ser lavadas constantemente, durante a manipulação dos alimentos.
  • É necessário afastar-se dos alimentos caso precise espirrar ou tossir.
  • Caso não esteja bem, prefira que outra pessoa manipule os alimentos.
  • Prefira comer com talheres, evitando levar o alimento à boca com as mãos.
  • Para se alimentar, a máscara deve ser retirada e guardada em saquinho apropriado. Após a refeição utilizar uma máscara limpa.

/// 9 Colaboradores da EAM

  • Antes de sair de casa, a temperatura corporal deve ser verificada. Se maior que 37,5 °C, deverá permanecer em casa e avisar imediatamente a Escola.
  • O uso de máscara facial é obrigatório durante toda a permanência na Escola. Sua troca deve ocorrer a cada 3 horas ou quando estiver úmida ou com sujidade.
  • O fornecimento de um kit composto por três máscaras de tecido reutilizáveis é gratuito para o colaborador.
  • A participação nos treinamentos sistemáticos sobre condutas que evitem disseminação do vírus é obrigatória.
  • As mãos devem ser lavadas frequentemente com água e sabonete. O álcool gel 70% (p/p) pode ser utilizado como uma etapa adicional, após a lavagem das mãos.
  • Ao tossir e espirrar, boca e nariz devem ser protegidos com o cotovelo ou cobertos por lenço de papel que deverá ser descartado imediatamente na lixeira.
  • Objetos pessoais no trabalho, como canetas, grampeadores e outros não devem ser compartilhados.
  • Os uniformes devem ser trocados diariamente, sendo transportados em sacos plásticos até sua utilização na Escola.
  • As portas das áreas de atendimento ao público devem permanecer abertas, durante todo o expediente, buscando evitar toques desnecessários.
  • Nos locais de atendimento ao público, deve ser priorizada a recepção de uma pessoa por vez.
  • Quando o atendimento presencial for necessário, deve-se priorizar o agendamento, evitando aglomerações.

/// 10 Condutas com Alunos

O aluno com suspeita diagnóstica de Covid-19 sintomático (febre, tosse seca, falta de ar, fadiga, perda de olfato, diarreia) deve ser imediatamente afastado das atividades acadêmicas e comunicar a Escola.
O aluno assintomático, mas que teve contato com pessoa com diagnóstico confirmado de Covid-19 em ambiente domiciliar, ou em ambiente não domiciliar desprotegido (sem uso de máscara), deve permanecer em casa. Somente após a liberação pelo médico será possível retomar as atividades escolares.

/// 11 Condutas com Colaboradores

O colaborador confirmado, suspeito de estar com Covid-19 ou contatante deverá ser afastado por meio de atestado médico.
O colaborador da EAM será considerado contatante de caso suspeito de Covid-19, se teve contato entre dois dias antes e quatorze dias após o início dos sintomas do caso, em uma das situações abaixo:

  • Ter contato durante mais de quinze minutos a menos de um metro de distância.
  • Permanecer a menos de um metro de distância durante transporte.
  • Compartilhar o mesmo ambiente domiciliar.

/// 12 Treinamentos

Os treinamentos envolveram diretoria, professores, setor administrativo, pessoal de limpeza e porteiros.
O pessoal de limpeza passou por orientações específicas.
Na primeira semana do retorno presencial, deve ser disponibilizado tempo para as orientações e treinamentos dos alunos, pelos professores.

REFERÊNCIAS

  1. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Anvisa. Nota Técnica nº 22/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA. Recomendações e alertas sobre procedimentos de desinfecção em locais públicos realizados durante a pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/2857848/5624592/Nota+T%C3%A9cnica_Desinfec%C3%A7%C3%A3o+cidades.pdf/f20939f0-d0e7-4f98-8658-dd4aca1cbfe5. Acesso em: 6 jul. 2020.
  2. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Anvisa. Nota Técnica nº 34/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA. Recomendações e alertas sobre procedimentos de desinfecção em locais públicos realizados durante a pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/SEI_ANVISA+-+0976782+-+Nota+T%C3%A9cnica.pdf/1cdd5e2f-fda1-4e55-aaa3-8de2d7bb447c. Acesso em: 1 jul. 2020.
  3. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Anvisa. Orientações gerais: máscaras faciais de uso não profissional. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+M%C3%A1scaras.pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7. Acesso em: 30 abr. 2020.
  4. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Anvisa. Manual para a limpeza e desinfecção de superfícies, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2IX7lgC. Acesso em: 23 jul. 2020.
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Nota Informativa nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MAS. Dispõe sobre a produção de máscaras caseiras. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/1586014047102-Nota-Informativa.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
  6. BRASIL. Portaria nº 572, de 1º de julho de 2020. Institui o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, n. 125, seção 1, p. 30, 02 de março 2018.
  7. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020a. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2020.
  8. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020b. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2020.
  9. BRASIL. Ministério da Educação. Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas-1/coronavirus/CARTILHAPROTOCOLODEBIOSSEGURANAR101.pdf/view. Acesso em: 9 jul. 2020.
  10. SÃO PAULO (Estado). Governo do Estado de São Paulo. Plano de Retorno da Educação. Disponível em: https://saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Apresentacao_plano-retorno-educacao.pdf. Acesso em: 9 jul. 2020.
  11. SÃO PAULO (Estado). Governo do Estado de São Paulo. Protocolo de acompanhamento das condições de saúde para organizações privadas. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolo-de-acompanhamento-covid-19.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
  12. SÃO PAULO (Estado). Governo do Estado de São Paulo. Protocolos sanitários: educação. Etapa 1. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-1.pdf. Acesso em: 9 jul. 2020.
  13. SÃO PAULO (Estado). Governo do Estado de São Paulo. Protocolos sanitários: educação. Etapa 2. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/protocolo-setorial-educacao-etapa-2.pdf. Acesso em: 9 jul. 2020.
  14. SÃO PAULO (Estado). Governo do Estado de São Paulo. Protocolos sanitários: saúde. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolo-setorial-saude-v7.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
  15. SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO – SIEEESP. FEDERAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO
    ESTADO DE SÃO PAULO. Protocolo para retorno às aulas frente ao Covid-19.15 p. [202?].
  16. VAN DOREMALEN, N.; LLOYD-SMITH, J. O.; MUNSTER, V. J. et al. Aerosol and surface stability of HCoV-19 (SARS-CoV-2) compared to SARS-CoV-1. The New England Journal of Medicine, v. 16, n. 382, p. 1564-1567, mar 2020. Disponível em: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.09.20033217v2.full.pdf. Acesso em: 9 jul. 2020.
  17. WANG, YU et al. Reduction of secondary transmission of SARS-COV-2 in households by face mask use, disinfection and social distancing: a cohort study in Beijing, China. BMJ Global Health, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://gh.bmj.com/content/bmjgh/5/5/e002794.full.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.
  18. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Advice on the use of masks in the context of COVID-19: interim guidance. 5 de June, p 1-16, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/when-and-how-to-use-masks?gclid=Cj0KCQjw6uT4BRD5ARIsADwJQ1_ADJHfY4gCoWNVfr2sLl5NTqC2w0Bzhcn4lYt1Yc27TpvtvFYCA1MaAiSREALw_wcB. Acesso em: 9 jul. 2020.
  19. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Water, sanitation, hygiene, and waste management for SARS-CoV-2, the virus that causes COVID-19: interim guidance. 29 July 2020.

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   Imagem Botton02 Covid-19

ATIVIDADES REMOTAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
22 de abril de 2020

 Estamos vivendo, mundialmente, uma experiência inusitada para todos; logo, não existem fórmulas, padrões ou linhas de condutas para lidar com muitas das situações enfrentadas. As crianças, literalmente, presas em casa e sem poder ir à escola, a falta da rotina, da socialização e o aprendizado remoto são apenas alguns desses desafios.
     Até o momento, a educação infantil só era concebida relacionalmente; em outras palavras, o desenvolvimento de crianças pequenas acontecia na relação com o outro. Fomos pegos, porém, em uma circunstância que obrigou o uso do único recurso possível: a tecnologia. Como pais, que não são pedagogos ou professores, podem lidar com isso? Abaixo, elencamos algumas orientações:

- 1 -

* Fiquem tranquilos. Não é exigido que se transforme em professor dos seus filhos de uma hora para outra e não conseguir fazê-los parar em frente ao computador para acompanhar as atividades enviadas pela escola é natural.


- 2 -

* Caso resistam, ofereça todos os dias a oportunidade para essa experiência. Não insista ou entre em conflito; tente de novo no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Em substituição, conte uma história, jogue, entre no site de um museu - o de Portinari, por exemplo, tem jogo da memória com suas obras -, brinque: às vezes, essas estratégias se mostram mais eficientes, naquele momento, enquanto situação de aprendizagem.


- 3 -

* E, por fim, não se preocupem. Na volta à rotina normal, as professoras terão um olhar individualizado para as necessidades dos alunos, replanejar conteúdos e calendários, com possibilidade de reposição, se necessários.


     A beleza da educação infantil
é que sempre há tempo para aprendizagem.

 

Qualquer dúvida,
nossa psicóloga Cléo, estará à disposição no

cleonice.bastos@adm.artedomuseu.com.br

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DICAS DE BEM ESTAR
EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

 

- 1 -

* Fique em casa, como já deve estar cansado de ouvir. Porém, se você pôde permanecer em sua residência, não se perca. Quarentena não é férias; a semana continua com os dias úteis. Então, ao se levantar, troque-se como se fosse sair para o trabalho ainda que vá fazer home office. Senão, o desânimo vai se aproximar e você pode se perder inclusive para as tarefas que terá que desempenhar em casa.

- 2 -

* Feito isso, providencie um espaço para o trabalho, caso não exista, e dirija-se a ele todos os dias. Isso ajuda a estabelecer um rotina para o home office.

- 3 -

* Monitore horários para: trabalho, refeições - aliás, não se descuide delas! -, acompanhamento dos filhos nas lições remotas... em suma: crie rotina. Ela trará conforto e sensação de normalidade.

- 4 -

* Caso more com outras pessoas: viva a quarentena coletivamente. Frequentemente, essa dimensão fica esquecida na correria do cotidiano, mas o senso de grupo promove segurança e amparo. Todos devem se responsabilizar pelos cuidados com a casa e a alimentação - inclusive as crianças, ajudando conforme a faixa etária.

- 5 -

* Reserve tempo para conversas e atividades lúdicas, como jogos. É hora de resgatar hábitos talvez abandonados e que signifiquem "ficar mais juntos", num objetivo comum. Assim, podemos nos aproximar e, quem sabe, deixar um pouco os celulares de lado, ainda que momentaneamente.

- 6 - 

* Busque o autoconhecimento e selecione com cautela as fontes de informação. Diferentes tipos de mídia invadiram nossos lares sem pedir licença e o excesso de informação intoxica a mente como um vírus. Cheque as fontes para não cair em fake news.

- 7 -

* Mantenha o contato com os familiares e amigos. Vínculos e identidades devem ser preservadas, ainda que virtualmente; o afastamento pode ser emocionalmente nefasto.

- 8 -

* Por fim, procure fazer coisas para fruir o pensamento: leia um livro de um gênero que aprecie; cultive a espiritualidade do jeito que escolher; aprecie obras de arte nos sites dos grandes museus... use a imaginação para manter a sanidade e tenha sempre uma certeza: de que tudo vai passar e o amanhã será diferente.

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NOSSA MENSAGEM ESPECIAL DE PÁSCOA
acesse pelo link abaixo:

https://youtu.be/mMDqVJv1zMc

 

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Imagem Botton01 Covid-19

COVID-19 | INFORMATIVO
02 de abril de 2020

Em momentos difíceis e inusitados, a parceria casa-escola ganha um significado mais profundo. Ciente disso e na tentativa de caminhar em paralelo com as famílias de nossos alunos, a Escola Arte do Museu coloca-se à disposição por meio de nossa psicóloga Cléo para um bate-papo, uma orientação, um aconselhamento, um desabafo... em suma: para estarmos juntos.
O email  cleonice.bastos@adm.artedomuseu.com.br  está disponível para este fim e pedimos que se sintam à vontade para usá-lo; nosso lado psicológico e emocional não deve ser negligenciado e, nesse sentido, um suporte é sempre bem-vindo.

Atenciosamente;
A Direção

 

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COVID-19 | INFORMATIVO
24 de março de 2020

 

Srs. Pais e Responsáveis

Seguindo as recomendações dos órgãos governamentais para contenção da disseminação do Coronavírus, diante do cenário atual e tendo como prioridade a saúde e segurança dos nossos alunos e colaboradores suspendemos nossas atividades presenciais por tempo indeterminado.

Continuamos trabalhando com acesso remoto, para que as atividades acadêmicas e administrativas continuem sendo realizadas.

Estamos à disposição para atendê-los pelos e-mails:

/// INFORMAÇÕES FINANCEIRAS
financeiro@artedomuseu.com.br

/// INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
academico@artedomuseu.com.br

/// INFORMAÇÕES DA ESCOLA
secretaria@artedomuseu.com.br

/// INFORMAÇÕES DA ESCOLA
escola@artedomuseu.com.br

Usaremos também esta página do nosso site como canal de informação.

Toda a nossa equipe está trabalhando, em isolamento social, dando prosseguimento às nossas ações, preparando ambientes e ferramentas educacionais que permitam a continuidade do aprendizado de nossos alunos.

Estamos também atentos à outras possíveis demandas dos senhores pais e de nossos alunos.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos para juntos, superarmos este momento.

Atenciosamente
Equipe Arte do Museu

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Circular 04/2020 – EAM
Março

COVID-19
Senhores Pais,
Considerando a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, a Escola Arte do Museu (EAM) seguirá as recomendações descritas abaixo para evitar a transmissão e a disseminação do COVID-19:
No período de 16 a 20/03, acontecerá a interrupção gradual das atividades. A escola sugere que as famílias que puderem permaneçam com os filhos em casa, conforme recomendado pelos órgãos acima. Eles não sofrerão prejuízo de conteúdo pedagógico. As faltas serão abonadas.
Estão suspensas, nessa semana, as atividades dos Projetos Witty Kitty, Witty Cat, Ateliê de Arte e Criatividade, Estação de Aprendizagem, Olimpíadas Canguru, reuniões pedagógicas, avaliações e aulas de apoio.
A suspensão total das atividades pedagógicas acontecerá a partir de 23/03, sem prejuízo do calendário escolar. A retomada das aulas será definida conforme o avanço do COVID-19 for sendo contido no Estado de São Paulo.
Ao longo da semana, a Equipe Pedagógica da EAM enviará informações e orientações para que os alunos realizem estudos domiciliares, dando prosseguimento ao seu desenvolvimento pedagógico.
Durante os 50 anos de nossa história, passamos por diversas situações e conseguimos superá-las sempre com muita responsabilidade e parceria das famílias. Entendemos que, agora, não podemos nos entregar ao alarmismo. Devemos valer-nos da informação e da precaução para, juntos, transformarmos este momento em superação e aprendizado para toda a comunidade escolar.
A escola estará aberta para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,
A Direção

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