Escola Arte do Museu - Educação Infantil ao Fundamental I

COVID-19

CANAL DE INFORMAÇÕES

   Imagem Botton02 Covid-19

ATIVIDADES REMOTAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
22 de abril de 2020

 Estamos vivendo, mundialmente, uma experiência inusitada para todos; logo, não existem fórmulas, padrões ou linhas de condutas para lidar com muitas das situações enfrentadas. As crianças, literalmente, presas em casa e sem poder ir à escola, a falta da rotina, da socialização e o aprendizado remoto são apenas alguns desses desafios.
     Até o momento, a educação infantil só era concebida relacionalmente; em outras palavras, o desenvolvimento de crianças pequenas acontecia na relação com o outro. Fomos pegos, porém, em uma circunstância que obrigou o uso do único recurso possível: a tecnologia. Como pais, que não são pedagogos ou professores, podem lidar com isso? Abaixo, elencamos algumas orientações:

- 1 -

* Fiquem tranquilos. Não é exigido que se transforme em professor dos seus filhos de uma hora para outra e não conseguir fazê-los parar em frente ao computador para acompanhar as atividades enviadas pela escola é natural.


- 2 -

* Caso resistam, ofereça todos os dias a oportunidade para essa experiência. Não insista ou entre em conflito; tente de novo no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Em substituição, conte uma história, jogue, entre no site de um museu - o de Portinari, por exemplo, tem jogo da memória com suas obras -, brinque: às vezes, essas estratégias se mostram mais eficientes, naquele momento, enquanto situação de aprendizagem.


- 3 -

* E, por fim, não se preocupem. Na volta à rotina normal, as professoras terão um olhar individualizado para as necessidades dos alunos, replanejar conteúdos e calendários, com possibilidade de reposição, se necessários.


     A beleza da educação infantil
é que sempre há tempo para aprendizagem.

 

Qualquer dúvida,
nossa psicóloga Cléo, estará à disposição no

cleonice.bastos@adm.artedomuseu.com.br

////////////////////////////////////////////////

DICAS DE BEM ESTAR
EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

 

- 1 -

* Fique em casa, como já deve estar cansado de ouvir. Porém, se você pôde permanecer em sua residência, não se perca. Quarentena não é férias; a semana continua com os dias úteis. Então, ao se levantar, troque-se como se fosse sair para o trabalho ainda que vá fazer home office. Senão, o desânimo vai se aproximar e você pode se perder inclusive para as tarefas que terá que desempenhar em casa.

- 2 -

* Feito isso, providencie um espaço para o trabalho, caso não exista, e dirija-se a ele todos os dias. Isso ajuda a estabelecer um rotina para o home office.

- 3 -

* Monitore horários para: trabalho, refeições - aliás, não se descuide delas! -, acompanhamento dos filhos nas lições remotas... em suma: crie rotina. Ela trará conforto e sensação de normalidade.

- 4 -

* Caso more com outras pessoas: viva a quarentena coletivamente. Frequentemente, essa dimensão fica esquecida na correria do cotidiano, mas o senso de grupo promove segurança e amparo. Todos devem se responsabilizar pelos cuidados com a casa e a alimentação - inclusive as crianças, ajudando conforme a faixa etária.

- 5 -

* Reserve tempo para conversas e atividades lúdicas, como jogos. É hora de resgatar hábitos talvez abandonados e que signifiquem "ficar mais juntos", num objetivo comum. Assim, podemos nos aproximar e, quem sabe, deixar um pouco os celulares de lado, ainda que momentaneamente.

- 6 - 

* Busque o autoconhecimento e selecione com cautela as fontes de informação. Diferentes tipos de mídia invadiram nossos lares sem pedir licença e o excesso de informação intoxica a mente como um vírus. Cheque as fontes para não cair em fake news.

- 7 -

* Mantenha o contato com os familiares e amigos. Vínculos e identidades devem ser preservadas, ainda que virtualmente; o afastamento pode ser emocionalmente nefasto.

- 8 -

* Por fim, procure fazer coisas para fruir o pensamento: leia um livro de um gênero que aprecie; cultive a espiritualidade do jeito que escolher; aprecie obras de arte nos sites dos grandes museus... use a imaginação para manter a sanidade e tenha sempre uma certeza: de que tudo vai passar e o amanhã será diferente.

////////////////////////////////////////////////

NOSSA MENSAGEM ESPECIAL DE PÁSCOA
acesse pelo link abaixo:

https://youtu.be/mMDqVJv1zMc

 

////////////////////////////////////////////////

Imagem Botton01 Covid-19

COVID-19 | INFORMATIVO
02 de abril de 2020

Em momentos difíceis e inusitados, a parceria casa-escola ganha um significado mais profundo. Ciente disso e na tentativa de caminhar em paralelo com as famílias de nossos alunos, a Escola Arte do Museu coloca-se à disposição por meio de nossa psicóloga Cléo para um bate-papo, uma orientação, um aconselhamento, um desabafo... em suma: para estarmos juntos.
O email  cleonice.bastos@adm.artedomuseu.com.br  está disponível para este fim e pedimos que se sintam à vontade para usá-lo; nosso lado psicológico e emocional não deve ser negligenciado e, nesse sentido, um suporte é sempre bem-vindo.

Atenciosamente;
A Direção

 

////////////////////////////////////////////////

Imagem Botton01 Covid-19

COVID-19 | INFORMATIVO
24 de março de 2020

 

Srs. Pais e Responsáveis

Seguindo as recomendações dos órgãos governamentais para contenção da disseminação do Coronavírus, diante do cenário atual e tendo como prioridade a saúde e segurança dos nossos alunos e colaboradores suspendemos nossas atividades presenciais por tempo indeterminado.

Continuamos trabalhando com acesso remoto, para que as atividades acadêmicas e administrativas continuem sendo realizadas.

Estamos à disposição para atendê-los pelos e-mails:

/// INFORMAÇÕES FINANCEIRAS
financeiro@artedomuseu.com.br

/// INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
academico@artedomuseu.com.br

/// INFORMAÇÕES DA ESCOLA
secretaria@artedomuseu.com.br

/// INFORMAÇÕES DA ESCOLA
escola@artedomuseu.com.br

Usaremos também esta página do nosso site como canal de informação.

Toda a nossa equipe está trabalhando, em isolamento social, dando prosseguimento às nossas ações, preparando ambientes e ferramentas educacionais que permitam a continuidade do aprendizado de nossos alunos.

Estamos também atentos à outras possíveis demandas dos senhores pais e de nossos alunos.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos para juntos, superarmos este momento.

Atenciosamente
Equipe Arte do Museu

////////////////////////////////////////////////

 

Circular 04/2020 – EAM
Março

COVID-19
Senhores Pais,
Considerando a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, a Escola Arte do Museu (EAM) seguirá as recomendações descritas abaixo para evitar a transmissão e a disseminação do COVID-19:
No período de 16 a 20/03, acontecerá a interrupção gradual das atividades. A escola sugere que as famílias que puderem permaneçam com os filhos em casa, conforme recomendado pelos órgãos acima. Eles não sofrerão prejuízo de conteúdo pedagógico. As faltas serão abonadas.
Estão suspensas, nessa semana, as atividades dos Projetos Witty Kitty, Witty Cat, Ateliê de Arte e Criatividade, Estação de Aprendizagem, Olimpíadas Canguru, reuniões pedagógicas, avaliações e aulas de apoio.
A suspensão total das atividades pedagógicas acontecerá a partir de 23/03, sem prejuízo do calendário escolar. A retomada das aulas será definida conforme o avanço do COVID-19 for sendo contido no Estado de São Paulo.
Ao longo da semana, a Equipe Pedagógica da EAM enviará informações e orientações para que os alunos realizem estudos domiciliares, dando prosseguimento ao seu desenvolvimento pedagógico.
Durante os 50 anos de nossa história, passamos por diversas situações e conseguimos superá-las sempre com muita responsabilidade e parceria das famílias. Entendemos que, agora, não podemos nos entregar ao alarmismo. Devemos valer-nos da informação e da precaução para, juntos, transformarmos este momento em superação e aprendizado para toda a comunidade escolar.
A escola estará aberta para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,
A Direção

////////////////////////////////////////////////