Normas gerais
Educação infantil
Ensino fundamental I e II
As normas são importantes, tanto para a organização e o funcionamento interno da Escola, como para o desenvolvimento do senso de responsabilidade social dos alunos que, aos poucos, vão assimilando atitudes coerentes e responsáveis.
Preparamos este manual de orientações com o intuito de informá-los sobre alguns procedimentos administrativos imprescindíveis para o bom funcionamento das atividades da escola, favorecendo assim, uma convivência harmoniosa entre alunos, pais e colaboradores.
PORTARIA – PARADA RÁPIDA
A portaria da escola contém faixa de solo indicadora de local destinado para embarque e desembarque dos alunos. Ainda assim, nos horários de entrada e saída, devido ao intenso fluxo de veículos, cones de sinalização são colocados para garantir a segurança das crianças.
Portanto, solicitamos que veículos não sejam estacionados no local e que este seja utilizado somente para parada rápida, de forma que todos possam usufruir da tranquilidade de pegar/deixar seus filhos na escola.
UNIFORMES E PERTENCES
Todos os alunos devem vir à Escola uniformizados. Os uniformes devem ser adquiridos na Sol e Só Moda Praia e Fitness, localizada na Avenida Prof. João Fiuza, 1287
telefone (16) 3902-3161.
Alunos da Educação Infantil, com até 3 anos de idade, deverão trazer uma troca de roupa em sacolinha/mochila e uma caneca, para uso diário.
Alunos do Ensino Fundamental devem trazer, diariamente, garrafinha para água (tipo squeeze).
Todos os pertences das crianças devem ser devidamente identificados.
O “Dia da Novidade” deve ser respeitado, evitando trazer brinquedos em dias diferentes do permitido.
Não permitimos o uso de objetos cortantes e eletrônicos por parte dos alunos. Não nos responsabilizamos por possíveis perdas e/ou esquecimento de objetos de valor, por isso, contamos com os pais para verificarem os pertences trazidos por seus filhos.
ACADÊMICO
FREQUÊNCIA
O responsável pelo aluno, que por qualquer razão desistir de frequentar a Escola, deverá comunicar o fato à direção com antecedência, a fim de liberar a vaga.
Caso o aluno precise sair mais cedo, a Escola deverá ser avisada com antecedência, por escrito.
Dentro do possível, consultas médicas e vacinações devem ser realizadas fora dos horários de aula.
As ausências também deverão ser comunicadas à Escola. Aos alunos do Ensino Fundamental, é necessária a frequência de, pelo menos, 75% do total das aulas dadas em cada componente curricular, para sua aprovação.
REUNIÕES PEDAGÓGICAS E EVENTOS
É fundamental a presença dos pais e responsáveis nas reuniões convocadas pela Escola, para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nestas reuniões, os alunos não devem estar presentes.
Nos eventos, também contamos com a presença dos pais e responsáveis, pois todos os preparativos e ensaios são realizados com muito empenho e carinho, pelos alunos e equipe escolar.
SAÚDE
Os alunos que não estiverem se sentindo bem, não devem permanecer na escola. Eles estarão sob acompanhamento, mas seus responsáveis serão contatados, informados sobre o quadro e orientados a buscá-los.
USO DE MEDICAMENTOS
A escola não possui habilitação técnica para receitar/ministrar qualquer tipo de medicamento dentro de suas dependências. Orientamos os responsáveis a organizarem a administração do medicamento em horários diferenciados da escola, para que possam acompanhar os possíveis efeitos da medicação.
Caso a criança precise ser medicada (antibióticos e outros) é necessário que os pais nos enviem uma autorização por escrito, juntamente com uma cópia da receita médica, especificando em detalhes o nome do remédio, dosagem, sua função, provável reação e o horário em que o mesmo deverá ser ingerido.
Quando a receita não estiver na bolsa do aluno, os pais deverão comparecer na escola para medicá-lo.
Caso o aluno se machuque (tombo, arranhão) em alguma atividade, a escola providenciará os primeiros cuidados e contatará seu responsável, posicionando-o sobre o ocorrido.
DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS
Para preservação da saúde de todos, solicitamos que nenhuma criança com doença infectocontagiosa permaneça na escola. Somente após seu reestabelecimento é que deverá retornar às atividades escolares, mediante apresentação de atestado médico de liberação.
ANIVERSÁRIOS
A comemoração de aniversários dos alunos na Escola tem como objetivo principal promover a integração e a socialização do aniversariante com os colegas e as professoras da classe. Esta comemoração está, portanto, inserida no contexto pedagógico, uma vez que possibilita a aquisição de novas aprendizagens. O aniversário de seu filho deverá ser agendado com a professora, com antecedência, a qual entregará as regras para a realização do mesmo.
Casos não previstos nestas orientações devem ser tratados diretamente na Escola.