Ciclo

Ensino Infantil

Há mais de meio século, a Escola Arte do Museu introduziu uma nova dinâmica no cenário educacional de Ribeirão Preto em uma etapa essencial da trajetória escolar: a Educação Infantil. Essa metodologia – que encoraja as crianças a explorar o ambiente e a expressá-lo com criatividade – cresceu e se consolidou. Para as crianças pequenas, aprender através da arte transcende a inclusão de disciplinas isoladas na sua rotina escolar; significa, acima de tudo, um olhar apurado sobre aspectos do amadurecimento infantil nem sempre priorizados pela educação mais tradicional.

O potencial criativo, social e perceptivo é cuidadosamente cultivado e orientado. O encontro com as artes é, na verdade, um encontro com um universo infinito de formas, texturas e linguagens que estimulam as habilidades emocionais, cognitivas e a capacidade criativa. A Arte desempenha um papel vital na educação; um meio de expressão cujo significado, para a criança, é diferente do que para o adulto.

Arte-Educação
e a Educação Infantil

Conforme vai ampliando suas relações com o mundo à sua volta e as pessoas, a criança também muda seu comportamento e, consequentemente, sua expressão, sem intenções estéticas. 

A Arte, então, além de um processo de crescimento e desenvolvimento infantil, é um registro da relação da criança com si mesma e com o mundo, que inclui também o universo letrado e o raciocínio lógico. Nesse sentido, o desenho infantil constitui uma linguagem universal da criança e é um reflexo de seu desenvolvimento físico e psíquico. Tal processo se dá por etapas similares, independendo do temperamento e da sensibilidade do indivíduo. A utilização de um instrumento tão característico e natural do universo infantil, como o desenho, no processo de aprendizado, além de tornar o processo mais agradável e prazeroso, responde a uma necessidade básica da criança, preparando-a melhor, inclusive, para aquisição dos conteúdos das fases subsequentes da educação formal.

No Museu, o aprendizado se dá em todo canto. A descoberta e a reinvenção dos espaços é uma parte importante do desenvolvimento infantil, embora nossa infraestrutura também tenha sido planejada com nichos específicos para essa etapa. Salas de aula que estimulam as atividades diárias e a socialização. Um amplo salão, palco para experimentações musicais e expressão artística. Uma cozinha moderna e funcional que descortina um universo de sabores. Um parque com teatro de arena, mangueiras frondosas, casinha de bonecas até uma casa na árvore. E a biblioteca! A biblioteca do Museu é um convite para encantamento dos alunos com o mundo das palavras, mesmo que ainda não saibam ler ou escrever.

A coordenadora da Educação Infantil, Bel, conta um pouco sobre esse processo e sua atuação com alunos, pais e professores.

O significado da arte para a criança é diferente do adulto. A Arte Infantil reflete um processo de crescimento e desenvolvimento da criança, suas relações afetivas, com ela mesma e com o mundo adulto.