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Ciclo

Fundamental II

O aprendizado adquirido nas etapas anteriores abriu caminhos para a instituição, em 2018, do Ensino Fundamental II. Nessa etapa, o propósito é oferecer aos alunos ferramentas para a mobilização do conhecimento, utilizando diferentes linguagens que promovam uma interação com mundo transformador. As mudanças pelas quais passam os jovens são assimiladas de maneira empática, assim como o desenvolvimento do olhar crítico, da consciência global e da autogestão. No Fundamental II, o aluno da Escola do Museu experimenta diversas estratégias didáticas, aprimora seu pensamento investigativo e faz uso das tecnologias; tudo isso, mediado pela perspectiva da arte-educação.

 

A decisão de abrir o novo ciclo foi inevitável diante da necessidade, apresentada pelas famílias, de continuar preparando os alunos em uma proposta de educação inovadora, alinhada com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PNCs), com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelos desafios da Educação no Século XXI.

A arte-educação para jovens e adolescentes

PROTAGONISMO, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

A grade curricular permanece fundamentada no desenvolvimento da Linguagem, da Matemática e das Artes – que foram organizados ao longo de todo o Fundamental II em um ecossistema de saberes que inclui conteúdos como educação financeira, planejamento de negócios, artes visuais, história da arte, música, jogos dramáticos, práticas corporais, diálogos contemporâneos, literatura, geometria e inglês, entre outros.

O projeto inclui um Programa de Inovação que tem como objetivo desenvolver as competências e as habilidades do estudante para identificar, enunciar e resolver problemas de maneira criativa, mobilizando todos os conhecimentos que se originam dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas são integradas em um planejamento multidisciplinar e são oferecidas semanalmente. “Nosso projeto está alicerçado em formar para a autonomia, para que nosso aluno não tenha medo de se arriscar, de se lançar, com responsabilidade, mas, sobretudo, com ousadia, na busca de soluções de problemas de forma inovadora”, diz Muniz.

Assim como em outros ciclos, a experiência de aprendizado ocorre por toda a parte para os alunos do Fundamental 2. Salas de aulas amplas e funcionais foram planejadas e equipadas para permitir o uso de diversas estratégias didáticas. O laboratório de Aprendizagem Digital também é frequentemente ocupado para um uso mais ativo das ferramentas digitais. Quadras, ateliê, o “Maspinho”; são diversos os ambientes à disposição dos alunos. Até o “Rooftop” se torna o local ideal para uma declamação de poesia ou uma revisão de matemática. Para além dos locais dedicados ao estudo, a EAM tem se preocupado em oferecer espaços de descanso e convivência para os alunos, promovendo momentos de troca e descontração.

No vídeo abaixo, a coordenadora pedagógica Daniela Zanato conta mais um pouco acerca dessa etapa de ensino.

Material didático próprio.

Para apoiar a aquisição das habilidades esperadas, os alunos do Fundamental II fazem uso de um material didático selecionado com cuidado pela equipe: livros e apostilas que dialogam com a filosofia pedagógica adotada. Ademais, ainda contam com materiais desenvolvidos especialmente para as aulas, como o Questbook utilizado no Programa de Inovação

A consciência global e a autogestão são necessárias para que se desenvolva o pensamento crítico e o envolvimento com o aprendizado, resultando na mobilização do conhecimento.