PORTAL DO ALUNO

Joao

Colorê Minguê: Um Projeto Literário e Social de João Butoh e Dr. Pedro Milhomem

Com competência e criatividade, o impacto transformador da arte pode ser aproveitado para propósitos muito maiores. João Butoh, ator, bailarino e criador, encontrou uma nova inspiração em sua sobrinha para criar além da arte, um projeto de utilidade pública. Em colaboração com o Dr. Pedro Milhomem, surge o gibi “Colorê Minguê”, uma iniciativa educativa que aborda o tema dengue de maneira literária.

Por mais de 40 anos, João dedicou-se às artes cênicas, mas a pandemia trouxe desafios inesperados. Enquanto buscava reinventar-se, a ideia de envolver sua sobrinha em um projeto educativo e artístico ganhou força. Com a ajuda do Dr. Pedro, que também desempenhou um papel crucial em sua saúde, o projeto começou a tomar forma.

O objetivo principal do “Colorê Minguê” era trazer à tona a problemática da dengue por meio de uma fonte segura, conscientizando as crianças sobre a gravidade do assunto, a realidade da epidemia, incentivando-as a se tornarem agentes de divulgação. Além disso, o projeto buscava promover também a leitura e a convivência por meio da publicação.

A personagem principal da história, Maria Clara, sobrinha do artista e aluna da Escola Arte do Museu é a protagonista do projeto. O lançamento do gibi na escola, ocorrido em 13 de março, foi um momento marcante que se deu por meio de uma apresentação esclarecedora do Dr. Pedro Milhomem, sobre o tema dengue, e da distribuição de exemplares promovida pelo artista João Butoh, vindo assim ao encontro de uma ação que a escola planejava realizar com os alunos sobre o mesmo assunto.

A Escola Arte do Museu teve a satisfação de receber João Butoh e o Dr. Paulo Milhomem para a realização dessa ação social, que uniu arte, educação e conscientização em prol da comunidade. Os alunos participaram com entusiasmo e envolvimento, fazendo perguntas e interagindo com o médico e com o artista.

O “Colorê Minguê” representa não apenas uma iniciativa literária, mas um compromisso com o bem-estar e a informação de todos que se inicia com a ampliação das informações sobre a dengue para outros segmentos da escola, promovida pelos próprios alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Equipe Pedagógica – Escola Arte do Museu